terça-feira, 14 de outubro de 2008

AS MINHAS NOTICIAS:

A VILA DE CONSTÂNCIA.

A IGREJA MATRIZ DE CONSTÂNCIA CASTELO DE ALMOROL:





















-Mais um convivio para os idosos desta terra.
-Desta vez organizado pelo Municio de Grândola no seu programa (VIVER SOLIDÁRIO).
-Foi organizado no passado domingo 2008-10-12, e o destino foi visitar o Castelo de Almorol, Tancos e a Vila de Constância.
-Visitamos o castelo que embora seja digno de visita torna-se penoso para os idosos com alguma dificuldade na sua mobilidade já que o acesso não é o ideal para que estas pessoas atinjam o seu desejo em visitar tal monumento, pois que o acesso ao mesmo é muito difícil visto que tem escadas com degraus muito altos e o resto do percurso em caminhos irregulares e muito difíceis para que se consiga o objectivo desejado que é visitar o referido castelo.
-Depois desta visita conseguida a muito custo, teve lugar o almoço no restaurante Almorol onde tudo decorreu dentro da normalidade e onde fomos bem servidos e com simpatia por parte do pessoal de serviço do restaurante, a quem agradecemos a simpatia demonstrada.
-Seguimos depois para uma visita guiada á vila de Constância, onde visitamos o museu dos RIOS e das artes marítimas,já que é nesta localidade que se juntam os rios Tejo e Zêzere e onde segundo a informação disponível era destes rios que vivia a população destas zonas que se dedicavam á pesca e transporte de mercadorias que era feito em exclusivo pelos rios que a banham e de onde partiam com destino a Lisboa seguindo o curso do rio Tejo onde entregavam as mercadorias negociadas para sobrevivência das populações locais.
-Visitamos mais alguns Monumentos desta vila tais como as suas igrejas e casas onde viveram pessoas notáveis, tais como a Casa-Memória de Camões, que segundo consta terá vivido aqui entre 1548 e 1550, por ocasião do desterro provocado pelos seus amores por D. Catarina de Ataide, dama de honor da rainha D. Catarina. Visitamos ainda a Igreja de Nossa Senhora dos Mártires, o Pelourinho, a Igreja da Mesericordia, a torre do relógio e a Capela de Sant' Ana.
Consta que a Igreja Matriz foi fundada na 1ª metade do século XVII e restaurada nos finais do século XIX, e ostenta um tecto pintado por por José Malhoa em 1898.
-Existe ainda numa povoação vizinha chamada Montalvo situada a norte do rio Tejo o mosteiro da Nossa Senhora da Boa Esperança Habitado por uma comunidade de IRMÃS CLARISSAS ,e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção que não tivemos a honra de visitar.
-Foi para mim uma surpresa o primeiro nome desta vila.Pois que o seu primeiro nome era (PUNHETE) nome derivado do romano "pugna tagi" (luta do Tejo) pela rebeldia das águas na confluência dos rios. D. Maria II mudou-lhe o nome para Constância em 1936, pela "constância" que os seus habitantes demonstraram no apoio à causa liberal.
-Resta-me agradecer á Drª Lucília Costa e á estagiária Susana que nos acompanharam neste passeio pelo seu apoio e pela simpatia e profissionalismo com que nos brindaram.




M. Franganito

Sem comentários: