terça-feira, 17 de abril de 2012

DEZ MANDAMENTOS DA TERCEIRA IDADE

A vida é atividade, e o verdadeiro elixir da eterna juventude é o dinamismo. Não despreze as ocupações enquanto tiver energia para as lutas cotidianas. Se não tiver nada que fazer vá caminhar, passear no shopping, ou vá jogar às cartas no jardim ou em qualquer outro lugar… faça qualquer coisa, menos aporrinhar os outros!
Seja independente e preserve a sua liberdade, mesmo que seja em sua casa. Quem renuncia ao próprio lar, obriga-se a andar na ponta dos pés, para evitar atritos com seus familiares e ou outros com quem tenha que conviver. Se possível more em sua casa…
É melhor usar suas economias para ter um resto de vida feliz… Não economize na moradia, a próxima e última vai ser definitiva!
Aproveite a penúltima com tudo o que tem direito… Mantenha o governo da sua própria bolsa.
Ajude os seus filhos financeiramente na medida das suas posses: reserve uma parte para as suas emergências.
Tenha o melhor plano de saúde que poder pagar, porque se depender do governo está muito mal.
Cultive a arte da amizade, como se fosse uma planta rara, cercando os familiares e Amigos de cuidados, como se fossem flores.
Se a memória estiver falhando, anote numa agenda sentimental as datas mais importantes das suas vidas, e compartilhe com eles a alegria de estar presente.
Como você é um velho do seculo XXI, aprenda a mexer com a internet programe todos os aniversários no seu email… ele informará você com antecedência… e você nuca mais esquecerá nada!.
CUIDE DA SUA APARENCIA, E SEJA O MAIS ATRAENTE POSSIVEL.
Não seja um daqueles velhos relaxados, que exibem caspa no gola do casaco, e manchas de gordura na roupa, indicando o cardápio da semana.
Nunca despreze o uso da água e do sabão..
Cuide da sua aparência, barba, cabelo, seus pés e mãos!
VISTA-SE COMO UM LORD!!!.
Seja cordial com os seus vizinhos. Evite implicar com o latido do cão, o miar do gato, o volume do rádio, ou o lixo na rua.
Um bom vizinho é sempre um tesouro, especialmente se os parentes moram longe.
Seja esperto: ouça musica com fones no ouvido para não ouvir os barulhos que o chateiam…boas musicas e antigas, acalmarão você, e o farão lembrar os bons tempos vividos. Se estiver deprimido, ouça musicas antigas do nosso tempo para acalmar.
Cuidado com o nariz, e não se meta na vida dos filhos adultos. Eles são seres com cérebro, coração, vontade, e contam com muitos anos para conhecerem os seus próprios erros.
                               FECHE A MATRACA!!!
“Fuja do vicio mais comum da velhice, que é a presunção”
A longa vida pode não lhe ter trazido sabedoria. Há muitos que chegam ao fim da jornada, tão ignorantes como no inicio dela.
FAÇA DE CONTA QUE VOCÊ NUNCA VIVEU NADA!
Experiência não se passa! Fique só observando os erros e não se meta, a menos que peçam a sua opinião, resista à vontade de dá-la… tudo o que é de graça não tem valor! Deixe que a humildade seja uma marca mais forte.
Os cabelos brancos não lhe dão o privilégio de ser inconveniente.
Lembre-se que toda a paciência tem limite, e que não há nada mais desagradável do que alguém desejar a sua morte.
Aprenda a jogar xadrez, cartas ou outro jogo qualquer, ou ocupe sua mente com outras cosas!
Mas não encha o saco dos outros!!!...
Não seja repetitivo contando a mesma história quatro ou cinco vezes.
Quem olha só para o passado, tropeça no presente, e não vê a passagem do futuro.
Fique de boca fechada e você será um sábio!
Lembre-se que tem dois ouvidos e uma boca só:
 Isso não é por acaso!!.
DO Dr CORRÊA DA SILVA.

2 comentários:

Garrochinho disse...

Olá M. Columbino ! obrigado por ser um seguidor do Desenvolturas e Desacatos. Visitei o seu blog do qual gostei muito e que passarei a seguir com assiduidade. Um abraço e felicidades !

António Garrochinho

M. Columbiino (M. Franganito) disse...

Obrigado pela visita.
Tambem gistei do seu blog e voltarei sempre que tenha disponibilidade para novas pesquisas, porque procuro sempre as actualidades.
Um abraço.